Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Significa Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, foram instituídas pela nr 7 aprovadas pela secretaria de segurança e saúde no trabalho, foi aprovada em 29/12/1994, publicada no diário oficial em 30/12/94, alterada em 08/05/96 e republicada em 09/05/96.

O PCMSO é um programa que é exigido por lei para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados.

 

O que deve ser feito primeiro, o PPRA ou o PCMSO?

Ambos os programas são de caráter permanente, portanto eles devem coexistir na sua empresa. No primeiro ano, entretanto, o PPRA deverá estar na frente para servir de base ao PCMSO.


 

OBJETIVOS

A realização do PCMSO se justifica por alguns aspectos, a saber:

1 – Cumprimento das exigências legais: NR7 MTB

2 – Promover e preservar a saúde dos trabalhadores.

2.a) – Atendimento integral à saúde ocupacional do trabalhador

2.b)- Evitar consequências negativas como os Acidentes do Trabalho, as Lesões ocupacionais e os custos sociais decorrentes dos mesmos.

3 – Promover a queda do absenteísmo e agregar a empresa os valores consequentes a esta queda, com o aumento da motivação que irá resultar, junto aos fatores acima, um aumento da produtividade.

4 – Redução de gastos com os cuidados curativos na saúde do trabalho.

5 – Maior integração entre os diversos setores da empresa, com as conseqüências positivas advindas desta maior integração.

No PCMSO é descrito o risco que o funcionário está exposto e a seguir as medidas que devem ser tomadas pela empresa e pelo funcionário para prevenir doenças que se relacionam ao trabalho. Neste programa incluem as orientações que devem ser feitas: para o exame clínico do funcionário e até para os exames complementares para se monitorar a saúde do trabalhador.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt
Ltcatexames-clinicos